"É só um meme..." SERÁ?

  Já sei que dirão que "é só um meme" e que não é para ser levado a sério, mas eu encaro como um desserviço sobre saúde mental... Há um vídeo rolando na internet - de uma página que gosto muito - dizendo que "o Coringa enlouqueceu por muito menos". Podiam ter usado qualquer outro personagem, porque usar esse denota uma total falta de noção e conhecimento sobre abuso infantil. Qualquer um que assistiu ao filme sabe que ele sofreu muito desde a infância, abusado e torturado pelos namorados da mãe. Talvez as pessoas tenham "eliminado" essa parte da cabeça, para não ter que pensar sobre ela, porque de fato é tudo muito pesado. Mas é justamente por isso que tantas crianças continuam vivendo dessa maneira terrível: porque ninguém quer ter que lidar com isso... Arthur é sonhador, trabalha, toma suas medicações, faz tratamento psiquiátrico, e ainda cuida da mãe (teoricamente doente), mas lida com as maldades do mundo e passa por humilhações e violência física apenas por ser quem é. Infelizmente, mais do que muitos de nós já passamos. Sim, ele tem suas questões e seu diagnóstico, e nada justifica as coisas que ele fez, mas a partir do momento em que o sistema o abandona à própria sorte, tudo emerge de forma incontrolável! A mãe do Coringa é narcisista, diagnosticada (o que já é uma raridade), e permitia os abusos, além de praticar abuso psicológico e roubar sua infância e sua história ao não contar sua origem e inventar algo infundado para ele (isso também devido ao seu diagnóstico de psicose). Isso é pouco mesmo? Sério?? Para mim, ele até demorou a enlouquecer, pois só ocorre de forma brutal e violenta quando ele se depara com a realidade, e rompe com ela à sua maneira. Quero lembrar aqui que na cena do metrô os assassinados são pessoas tidas como idôneas, mas que estavam assediando uma mulher sozinha e visivelmente incomodada com a situação. Existe muita gente assim no mundo, que aparenta ser super correta, mas vive uma vida às escondidas... E, no fim, eles viram as vítimas! Isso precisa ser problematizado! Coringa não "enlouqueceu" à toa, e aqueles caras do metrô são criminosos de terno. 

Eu, SaPsi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso Brasil é feito de muitas "Klaras"...

A birra e a solução...

Afinal, o que é ser CHILDFREE?